segunda-feira, 26 de outubro de 2009

TRABALHO INFANTIL NO BRASIL




O trabalho infantil é toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme a legislação de cada país .
O trabalho infantil, em geral, é proibido por lei. Especificamente, as formas mais nocivas ou cruéis de trabalho infantil não apenas são proibidas, mas também constituem crime.
A exploração do trabalho infantil é comum em países subdesenvolvidos. Um exemplo de um destes países é o Brasil, em que nas regiões mais pobres este trabalho é bastante comum. A maioria das vezes ocorre devido à necessidade de ajudar financeiramente a família. Muitas destas famílias são geralmente de pessoas pobres que possuem muitos filhos.
Apesar de existir legislações que proíbam oficialmente este tipo de trabalho, é comum nas grandes cidades brasileiras a presença de menores em cruzamentos de vias de grande tráfego, vendendo bens de pequeno valor monetário.
Apesar dos pais serem oficialmente responsáveis pelos filhos, não é hábito dos juízes de puni-los. A ação da justiça aplica-se mais a quem contrata menores, mesmo assim as penas não chegam a ser aplicadas.
“A OIT-Brasil enfatiza a importância de que a sociedade em geral e, em especial, os governos federal, estaduais, distrital e municipais e as organizações de empregadores e de trabalhadores mobilizem esforços em prol da educação e adotem medidas imediatas e em caráter de urgência, para resgatar e proteger as meninas, meninos e adolescentes de toda forma de exploração”, avaliou.
A pesquisa do IBGE indica que 20,4% das crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos deixaram de ir à escola por motivos relacionados ao trabalho.

Por que não nos unimos a fim de permitirmos um futuro melhor a elas? Chega de preconceito, de simplesmente ter piedade e achar que não cabe a nós mudar algo, vamos lutar pelas crianças !!




por n°14 e 15

2 comentários:

  1. Post muito pertinente, tanto as informações como o vídeo, ficou excelente! Devemos refletir que essa realidade não está distante de nós, está mais próxima do que podemos imaginar.
    Precisamos olhar ao nosso redor e buscar ver o que acontece.

    ResponderExcluir
  2. Mesmo tento lei proibindo o trabalho infantil,eles continuam comentendo os mesmo atos de escravizar crianças que deveriam estar na escola estudando. Mais algumas crianças trocam o trabalho pela escola para ajudar em casa a colocar comida na mesa alimentar talvez seu irmão menor, ajudar seus pais.É muito triste enxengar a realidade. Então nós que temos de tudo na nossa casa deveriamos para um pouco de reclamar do que temos de pouco e tem gente que nem tem comida pra colocar na mesa.

    ResponderExcluir