segunda-feira, 19 de outubro de 2009

racismo


Problema de uma Sociedade Ignorante

Racismo











A origem do termo RACISMO vem do latim ratio, que significa categoria, sorte ou espécie. A partir do século XVII essa palavra foi empregada com o sentido de assinalar as diferenças físicas existentes entre os diferentes tipos humanos.
O racismo é uma forma de discriminação entre pessoas de raça, cor, religião, nacionalidade diferentes. Muitas pessoas dizem não praticar o racismo, pois dizem saber que cada um tem o direito de crer, fazer ou ser o que quiser sem pedir permissão a outros. Mas o que vemos são pessoas ignorantes que desprezam os outros por serem negras ou brancas, por crerem em religiões contrárias a dela, por fazerem escolhas sexuais diferentes das convencionais.
O racismo não é uma teoria científica, se trata de um conjunto de opiniões pré-concebidas. Tais opiniões visam à valorização, de forma negativa, das diferenças biológicas entre os seres humanos, contrariando a idéia de que existe um só gênero humano, ou seja, uma única raça.

Em nossa sociedade existem várias formas de manifestação do racismo, pode ser através de comentários, de ações, entre outras. A pessoa racista não se importa com o sentimento dos outros ao manifestarem suas críticas discriminatórias. As pessoas que são vítimas de racismo normalmente se acham que não se encaixam ao padrão da sociedade, sendo que o padrão quem estabelece somos nós mesmos. Qualquer pessoa que paga seus impostos em dia, que trabalha honestamente, tem seus deveres como também seus direitos, entre eles o da liberdade de se expressar.

Os direitos humanos fundamentais são uma idéia política com base ética e estão intimamente relacionados com os conceitos de justiça, igualdade e democracia. Eles são uma expressão do relacionamento que deveria prevalecer entre os membros de uma sociedade e entre indivíduos e Estados. Os direitos humanos fundamentais deveriam ser reconhecidos em qualquer Estado, grande ou pequeno, pobre ou rico, independentemente do sistema social e econômico que cada nação adote. Apesar dos vários tratados e declarações internacionalmente assumidos, a triste realidade é que nenhum dos direitos declarados é respeitado uniformemente no mundo inteiro. A luta pelos direitos humanos permite conferir à busca da transformação social um sentido profundamente democrático, posto que o ser humano torna-se sujeito e beneficiário da mudança, enquanto ao Estado é negada a possibilidade de agir como se possuísse uma racionalidade própria e independente capaz de justificar o exercício desimpedido do poder.
As pessoas têm que se conscientizar de que devem respeitar os outros para que da mesma forma sejam respeitadas. Além disso, desde a Constituição de 1988, racismo é considerado crime sujeito a pena de prisão, inafiançável e imprescritível.







Numa sociedade tão moderna como a que vivemos hoje,cheia de descorbertas tecnológicas,científicas até parece impossivel ainda convivermos como esse problema. É ignorância de nossa parte não sabermos conviver com a opção de vida do próximo.Se temos a oportunidade de viver num mundo livre, porque nós mesmo causamos tais problemas?

Post feito por Giulianna Amador e Graciano

10 comentários:

  1. Gostei bastante do "post". Vamos discutir o assunto? Alguém no blog já foi vítima de racismo?

    ResponderExcluir
  2. eu particularmente nunca sofria ,mas conheço pessoas que passaram por essa situação constrangedora...sera que pra essas pessoas que descriminam os outros a cor vale mais do que a pessoas possa lhe oferecer??



    por Kauane Martins

    ResponderExcluir
  3. Mas Kauane não é só racial, no mundo exite tantos outros como a escolha da sexualidade, da religião ou até mesmo a classe social...
    Muitos passam por isso, e acabam se tornando ignorando por não aceitarem as diferenças, pois são elas que fazem a pluralidade no mundo!

    Por Giulianna

    ResponderExcluir
  4. Nunca sofri mas é bem fácil imaginar o que se passa quando sofremos isso dá raiva até mesmo de saber que isso existe...O racismo nao é só de cor como disse a Giu existe mta outras formas de racismo,como diz um amigo meu
    "Um pessoa que chama um negro de ignorante só por causa da sua cor,Nao ve o quanto está sendo ignorante ao dizer isso"

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca sofri. Acho inacreditável uma pessoa descriminar a outra, independente do motivo. Todos somos iguais. E o que realmente vale no meu ponto de vista, é o que a pessoa tem por dentro.

    ResponderExcluir
  6. não giu eu entendi sua colocação,mais deu o caso da cor, pois fi algo que presenciei,a frase q foi dita pelo rafa,nos faz pensar nas ignorancias q sditas por pessoas preconceituosas,iss tem que parar.PERANTE A SOCIEDADE SOMOS TODOS IGUAIS.

    KAUÂNE MARTINS*_*

    ResponderExcluir
  7. Nunca sofri . Acho muita ignorância essas pessoas que descriminam as outras, pois acho que todos somos iguais independete de tudo ....

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca sofri esse tipo de preconceito, mas tambem conheço pessoas que já passaram por isso e acho inacreditavel que em uma sociedade que ja consideramos avançada pode ter esse tipo de comportamento perante a cor e as opções de cada um. Descriminar é errado mais será que as pessoas em f]geral tem consciencia disso? Acho que não e com pequenos gesto podemos mudar isso? concerteza sim

    Natália Ganança silva *--*

    ResponderExcluir
  9. Pessoal, devemos ter sempre em mente que existem diferenças entre racismo (que o termo já está equivocada, afinal somos todos da raça humana) e preconceito!!!
    Devemos debater mais esse assunto, quem sabe um post sobre o tema. Olha a dica...

    ResponderExcluir
  10. Devemos ter mente abreta e precebermos que hoje em dia ainda tem muitas pessoas que sofrem de racismo, mais que deveria acabar,porque todos somos iguais,e não deveria existir racismo,mais ainda na nossa sociedade existe pessoas ingnorantes que são racista. Nunca sofri mais deve ser muito ruim para quem sofre,deviamos para e pensarmos que poderia ser com a gente e não termos precoceitos.

    ResponderExcluir