quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A Sociologia é uma das ciências humanas que estuda a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a Sociologia tem uma base teórico-metodológica, que serve para estudar os fenômenos sociais, tentando explicá-los, analisando os homens em suas relações de interdependência. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia. Existem varios tipos de sociologia, uma delas são:
Sociologia da educação

A Sociologia da Educação é a vertente e a mesma coisa aqui se diz o que quer por isso sociologia e o estudo do comportamento humano perante o meio que vive da Sociologia que estuda a realidade socioeducacional e os processos educacionais de sociabilização. Tem como fundadores Émille Durkheim, Karl Marx e Max Weber. Durkheim é o primeiro a ter uma Sociologia da Educação sistematizada em obras como Educação e Sociologia, A Evolução Pedagógica na França e Educação Moral.

A Sociologia da Educação oportuniza aos seus pesquisadores e estudiosos compreender que a educação se dá no contexto de uma sociedade que, por sua vez, é também resultante da educação. Também oportuniza compreender e caracterizar a inter-relação ser humano/sociedade/educação à luz de diferentes teorias sociológicas.

Sociologia do trabalho

A Sociologia do trabalho é o ramo da Sociologia que procura estudar os sujeitos ocultos do ambiente de trabalho, principalmente as fábricas e os sindicatos estruturados, bem como os fenômenos que surgem das relações de trabalho. Durante a maior parte da História da Civilização o trabalho foi considerado como uma atividade depreciável. A palavra trabalho evoluiu da palavra "Tripalium", castigo que se dava aos escravos preguiçosos. Para o mundo protestante europeu não latino, o trabalho não é um castigo, e sim uma oferenda a Deus. Os gregos da Idade de Ouro pensavam que só o ócio criativo era digno do homem livre. A escravidão foi considerada pelas mais diversas civilizações como a forma natural e mais adequada de relação laboral. Desde os meados do século XIX, vinculado ao desenvolvimento da democracia e ao sindicalismo, a escravidão deixa de ser a forma predominante de trabalho, para ser substituída pelo trabalho assalariado. Com o surgimento de uma valorização social positiva do trabalho, pela primera vez na história da civilização. Para mim, o sociologo que eu mais me interessei foi Martin Luther King, esse sim foi um exemplo de sociologo.

Martin Luther King

Não poderia postar no Blog, outra pessoa a não ser o Martin. Foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. Membro da Igreja Batista, tornou-se um dos mais importantes líderes do ativismo pelos direitos civis (para negros e mulheres, principalmente) nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor para com o próximo. Se tornou a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato. Seu discurso mais famoso e lembrado é "Eu Tenho Um Sonho".

Eu o escolhi devido ao seu pensamento em relação a tudo e a todos. Peguei algumas frases e pensamento dele:

"Temos de aprender a viver todos como irmãos ou morreremos todos como loucos."
“Nunca estarei satisfeito até que a segregação racial desapareça da América."

- Para quem não sabe, Martin era contra o preconceito, e utilizando essas frases ele foi tentando acabar com o preconceito no país e no mundo.

"Não permita que ninguém o faça descer tão baixo a ponto de você sentir ódio."


"Enfrentaremos a força física com a nossa força moral."

"Ninguém montará em cima de nós se não nos curvarmos."


- Ás Vezes, Martin cita algumas lições de morais, para que você seja dono de si mesmo, e que nenhuma pessoa fique dependendo de outra para sobreviver.


"Se o homem não descobriu nada pelo que morrer, não é digno de viver."

- Esta frase me marca muito, pois cada um de nós tem um objetivo, e só porque não concretizamos, não podemos parar, temos que ir até o fim.



Obs.: Sonho e desejo são completamente diferentes de objetivo, pois um sonho e desejo é algo momentâneo, que você tem a vontade de possuir, mas conseguindo ou não, não tem importância. Já o objetivo é algo fixo em nossas vidas, que para se atingir a vitória, terá que passar por vários obstáculos.

2 comentários:

  1. Meninos, precisam assinar o post!!
    O texto sobre Sociologia precisava de alguns pontos e vírgulas; fora isso pequenos erros de português sempre chamam minha atenção!
    O trecho referente a Sociologia do trabalho está bem dentro do tema que estamos desenvolvendo, considero bem pertinente.
    Agora como fã do Pastor King, preciso registrar que adorei a parte em que trataram dele.
    Ao final a distinção sobre sonho, desejo e objetivo ficou excelente! Quem elaborou?
    Aguardo os comentários dos colegas de sala!
    Bom Final de Semana

    ResponderExcluir
  2. Sociologia estuda o comportamento do ser humano como falaram, sociolagis estuda a sociedade o ser humano,os fenomenos socias.

    ResponderExcluir