quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Barreiras para a inclusão social



Em um mundo cheio de incertezas, o homem está sempre em busca de sua identidade e almeja se integrar à sociedade na qual está inserido. Há, no entanto, muitas barreiras para aqueles que são portadores de deficiência, em relação a este processo de inclusão. Geralmente, as pessoas com deficiência ficam à margem do convívio com grupos sociais, sendo privados de uma convivência cidadã. No Brasil, a Lei Federal n° 7853, de 24 de outubro de 1989, assegura os direitos básicos dos portadores de deficiência. Em seu artigo 8º constitui como crime punível com reclusão (prisão) de 1 a 4 anos e multa.

A necessidade de se construir uma sociedade democrática e inclusiva, onde todos tenham seu lugar é um consenso. Segundo especialistas, o Brasil é um dos países que tem uma das legislações mais avançadas sobre acessibilidade. O crédito vai, principalmente para a luta do movimento de pessoas com deficiência que compreenderam que a acessibilidade é um dos meios para se alcançar a inclusão social.

Inclusão social é um termo amplo, utilizado em contextos diferentes, em referência a questões sociais variadas. De modo geral, o termo é utilizado ao fazer referência à inserção de pessoas com algum tipo de deficiência às escolas de ensino regular e ao mercado de trabalho, ou ainda a pessoas consideradas excluídas, que não tem as mesmas oportunidades dentro da sociedade, por motivos como:

# Condições sócio – econômicas
# Gênero
# Raça
#Pessoas consideradas especiais

#Deficientes físicos






Por: Naiara (16) e Natália (17)

2 comentários:

  1. Meninas, gostei do post. Nosso país realmente tem investido na inclusão. Como podemos trabalhar essa questão dentro da sala de aula? A sociedade está preparada para incluir?

    ResponderExcluir
  2. Acho que sim, muitas pessoas estão preparadas para isso. Em contrapartida, outras ainda estão com a cabeça e o coração fechado pra esse tipo de coisa.

    ResponderExcluir