sexta-feira, 20 de agosto de 2010

COISA PÚBLICA

As sociedades democráticas estão empenhadas nos valores da tolerância e cooperação, e reconhecem que chegar a um consenso requer compromisso e que isto nem sempre é realizável. Nas palavras de Mahatma Gandhi, “a intolerância é em si uma forma de violência e um obstáculo ao desenvolvimento do verdadeiro espírito democrático”.

A política brasileira é uma república federal presidencialista (República: Res = Coisa + Pública= Do povo) é uma república pois o Chefe de Estado é eletivo e temporário, é uma federação pois é composto de estados dotados de autonomia política e é uma presidencial porque as funções de chefe de Estado e chefe de governo estão reunidas em um único órgão: o Presidente da República. Atualmente, a legislação eleitoral brasileira e a Constituição, promulgada em 1988, permitem a existência de várias agremiações políticas no Brasil.

A última eleição indireta marca o fim do regime militar, mas a transição para a democracia só se completa em 1988. Hoje disponibilizamos do voto direito de todos os homens que vivem em regime democrático, esse consiste em escolher o candidato que assumirá a representação de toda a sociedade. Variadas revoltas foram fundamentais para que hoje possamos votar secretamente e ter livre arbítrio para escolher a pessoa que achamos que irá governar o Brasil de forma ética e organizada.Porém a ética e a política parece não existir um ponto em comum,na politica as atitudes estão distantes dos valores éticos da sociedade, na prática, não realiza o bem comum, mas o bem dos próprios detentores do poder e seus apadrinhados.

Hoje nos encontramos em um período de votação sendo necessário assistir o planejamento feito por cada candidato e ainda atentar para os debates feitos em emissoras de TV, para saber seus propósitos posterior a posse, mesmo sabendo que muito deles são serão realizados, pois se eles não fazem a parte deles, nós fazemos a nossa, votando com consciência, lutando por um mundo melhor e sem corrupção.


VÍDEO: http://www.youtube.com/watch?v=RgCGQLhoWq8&feature=related


Por: Giulianna Barros e Graciano Ferreira

Números: 09 e 10

Um comentário:

  1. O texto está bom, bem dividido, apenas com algumas pequenas correções.
    As charges do vídeo são excelentes!

    ResponderExcluir